Gostariamos de saber como está a qualidade do nosso blog, caso vocês tenham alguma sujestão estamos colocando uma postagem aonde vcs podem nos dar sujestões para conseguirmos atender a tds.

terça-feira, 15 de março de 2011

ESPECIALIDADE DE GATOS



Os gatos domésticos são primos distantes de outros felinos guardam características em comum com os grandes felinos selvagens, como o caminhar silenciosa e delicadamente sobre as almofadas plantares, a técnica de caçar e as unhas retráteis, com exceção do Guepardo que tem as unhas e patas apropriadas para a corrida, chegando a alcançar 100 km por hora numa corrida de curta distância.


Classificação do gato Doméstico
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Felídea
Nome: Gato Doméstico
Nome em Inglês: Domestic Cat
Nome Científico: Felis Silvestris Catus

Características:
Os gatos pertencem a ordem carnívora, na qual os animais tem dentes cortantes e salientes, e consomem carne. Os gatos foram classificados pelos biólogos como carnívoros devido aos seus dentes, mas existem outras características comuns a todos os carnívoros como o corpo peludo e com garras nas patas.
Os seus dentes: os caninos são em forma de punhal e os molares em forma de serra.
Quando o gato crava seus dentes caninos nas suas vítimas causa morte imediata.
Gatos têm 30 dentes, enquanto os cães possuem 42.
Os dentes de leite são substituídos pelos permanentes, por volta dos 7 meses de idade.
Os gatos possuem 5 dedos nas patas anteriores e 4 dedos nas posteriores. Eles são muito silenciosos.
Fazendo deles caçadores ainda melhores. Isto porque suas patas têm uma densa pelagem, abafando os ruídos que elas produzem contra o chão.

As suas unhas são retrateis (saem e entram em um orifício) e é usada para agarrar suas presas. Não tem calcanhar e caminham apoiados sobre os dedos.

Embora o homem seja muito maior do que o gato doméstico, os gatos tem um número muito maior de ossos: 230, contra os 206 do homem. Muitos destes ossos estão localizados na cauda.
A Cauda
Os gatos tem comportamentos diferentes com a sua cauda, de acordo com o espécime ou raça. Mesmo assim, de maneira geral, as caudas nos dizem muito sobre como está o "humor" deles.
Quando levantada mostra orgulho e contentamento do gato.
Quando estendida e ereta, mostra que está espreitando um ataque.
Enrolada diz que o gato está espantado ou aflito.
E diferentemente dos cachorros, quando agita a cauda de um lado para o outro, pode demonstrar que o gato está bravo ou nervoso.
Expectativa de vida
Em cativeiro, os gatos vivem tipicamente entre 15 e 20 anos, mas o exemplar mais velho já registrado viveu até os 36 anos. Os gatos domésticos têm sua expectativa de vida aumentada quando não têm permissão para vagar pelas ruas, o que reduz o risco de ferimentos ocasionados por brigas e acidentes, bem como quando são castrados, o que também reduz os risco de incidência de câncer de testículos e ovários. Gatos selvagens vivendo em ambientes urbanos têm expectativa de vida de 2 anos ou menos.
Porte
Os gatos geralmente pesam entre 2.5 e 7 kg, embora alguns exemplares podem exceder 11 kg. Existem casos de gatos com 23 kg devido à superalimentação.

Os Olhos dos Gatos
Em proporção ao corpo, os gatos são os mamíferos que possuem os maiores olhos.

Testes indicam que a visão noturna dos gatos é superior até mesmo dos humanos. Quando há muita luminosidade, a íris em formato de fenda fecham-se o máximo possível, para reduzir a quantidade de luz a atingir a retina, o que também resguarda a noção de profundidade.
Os gatos têm, em média, campo visual estimado em 200°, contra 180° dos humanos, com sobreposição binocular mais estreita que a dos humanos. Como em muitos predadores, os olhos ficam posicionados na porção frontal da cabeça do animal, ampliando a noção de profundidade em detrimento da largura do campo de visão.
. Por serem muito sensíveis à luz, os olhos dos gatos possuem pupilas verticais. Quando totalmente abertas, ocupam uma área proporcionalmente maior do que a pupila do homem.
. No fundo do olho, os gatos têm uma camada de células denominadas "tapetum lucidum". A luz, após absorção, é refletida por essas células de volta para a retina, para que seus receptores tenham uma segunda chance de captá-la. Isso aumenta a eficiência dos receptores da retina em cerca de 40%.
Audição
Os seres humanos e os gatos têm limites similares de audição em baixa freqüencia (com pequena vantagem para os humanos), mas os gatos têm muita vantagem na escala de alta frequência, onde superam até mesmo os cães.
Os gatos podem precisar com margem de erro de 7.5 cm a localização de uma fonte sonora a um metro de distância.
A audição dos gatos é muito mais sensível do que a dos homens e cães. Seus ouvidos afunilados canalizam e amplificam os sons como um megafone.
Os gatos ouvem até 65 kHz (kilohertz), enquanto que os homens ouvem até 20 kHz.
Suas orelhas são protegidas por pêlos contra o pó e insetos que poderiam, eventualmente, entrar. Sua audição é muito sensível.
 Olfato
· Gatos de olhos azuis e brancos de pelagem, são geralmente surdos.
· Leva cerca de 2 semanas para o filhote ouvir bem e seus olhos abrem em média com 7 dias.
· O gato possui aproximadamente,
60 a 80 milhões de células olfatórias.
O homem possui entre 5 a 20 milhões.
· Os gatos possuem um órgão olfatório especial no céu da boca, chamado: Órgão de Jacobson. É um analisador de odores e é por isso que as vezes vemos os gatos abrir a boca estranhamente (riso sardônico), quando sente odores fortes.
· O gato doméstico pode correr a uma velocidade de 50 km/h

Nunca corte ou apare o bigode do seu gato! 
O bigode dos gatos (também conhecido como “pêlos tácteis”) age como um detector de estímulos externos, fornecendo informações sobre as imediações onde o animal está. É através dele que se manifesta o olfato e o tato apurados do gato. Além disso, no escuro o bigode atua como um orientador espacial, prevenindo-o de eventuais acidentes. É por isso que o bigode ajuda o gato a sentir o ambiente em seu redor.

Estes “pêlos faciais” também nos indicam o humor do gato.


Por exemplo:
Quando um gato está bravo ou na defensiva, o bigode fica para trás;
Quando o gato está feliz, curioso ou contente, o bigode fica mais relaxado e para frente.
· O gato possui um total de 24 bigodes, agrupados de 4 em 4. Seus bigodes são usados para medir distâncias.


2 comentários: