Gostariamos de saber como está a qualidade do nosso blog, caso vocês tenham alguma sujestão estamos colocando uma postagem aonde vcs podem nos dar sujestões para conseguirmos atender a tds.

quarta-feira, 30 de março de 2011

ESPECIADE DE CIDADANIA CRISTÃ


 

1. Descrever as bandeiras do país, estado ou cidade, JA e Desbravadores.
Brasil – retângulo verde, com um losango amarelo, círculo azul e 26 estrelas brancas
São Paulo – listras alternadas em preto e branco, no canto superior esquerdo com o mapa do Brasil
Jovens - vermelho e branco. No centro o logo JÁ com os 3 anjos atravessando o mundo
Desbravadores – 2 quadrados azuis e 2 brancos com o triângulo dos desbravadores no meio
Aventureiros – 2 quadrados amarelos e 2 brancos alternados com o símbolo dos aventureiros no centro
 
2. Saber como hastear a bandeira nacional com duas outras bandeiras, nas seguintes situações:
a. Acampamento ou Campori - Deve ficar num mastro, sendo a do Brasil posta ao meio. As bandeiras deverão ser hasteadas pela manhã e retiradas no entardecer para que não pernoitem hasteadas (a menos que se tenha uma iluminação diretamente a elas.
b. Programa do Dia dos Desbravadores - Será colocada nos mastros. A bandeira do Brasil deverá entrar no local primeiro, seguida da segunda mais importante da ocasião. Colocam-nas no porta-mastro e retiram-se. Pode-se colocar pessoas a frente para segurar as bandeiras no lugar do porta-mastro. 
c. Desfile - A bandeira nacional será segurada dos dois lados por desbravadores, posta a frente do pelotão aberta e segura pelas pontas superiores. Damos um espaço entre ela e os demais. Pode-se levar ela no mastro também, mas sempre à frente de tudo.
 
3. Demonstrar como dobrar e saudar a bandeira nacional. Mencionar quando e como ela deve ser hasteada.
As regras oficiais para saudação e uso da bandeira nacional estão incluídas na Lei n° 5700, do Diário Oficial da União de 2 de Setembro de 1971. Lembre-se de que a bandeira nacional deve ser exibida em atividades oficiais, tais como acampamentos, programações de investidura, Dia do Desbravador, etc. Sempre com a prioridade máxima perante as outras, fale sobre isso após a sua pesquisa.
 
4. Explicar o significado e a razão para a existência do Hino Nacional, e recitar a letra de memória.

Hino Nacional Brasileiro

Música: Francisco Manuel da Silva
Letra: Joaquim Osório Duque Estrada

I
Ouviram do Ipiranga às margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da Liberdade em raios fúlgidos, 
Brilhou no céu da Pátria neste instante.

Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!

Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança a terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.
 
Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha esta grandeza.
 
Terra dourada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó pátria amada!

Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!

Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e a luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!

Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos tem mais flores;
"Nossos bosques tem mais vida",
"Nossa vida" em teu seio "mais amores".
 
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
 
Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro desta flâmula
- Paz no futuro e glória no passado.
 
Mas se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme quem te adora a própria morte.
 
Terra dourada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó pátria amada!

Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!


5. Apresentar os direitos e deveres de um cidadão de seu país.
NOTA - Isso deve ser feito através de sua pesquisa pessoal. Relate os deveres e direitos principais.
 
6. Entrevistar uma autoridade local, regional ou federal de seu país, e aprender sobre seus deveres e atividades.
Item prático. Para facilitar, pode-se procurar a regional mais próxima de sua casa e pedir para falar com o representante para obter mais informações sobre seus deveres. Essa é a maneira mais fácil, mas se for possível falar com o prefeito, senador ou deputado é muito bom para sua pesquisa.
 
7. Escrever um trabalho de uma página ou fazer uma apresentação oral de dois minutos sobre uma pessoa famosa de seu país. Mencionar o que ela fez para alcançar reconhecimento.
Para te ajudar, vamos citar algumas personalidades que podem ser descritas nesta página:
- Pedro Álvares Cabral, Pero Vaz de Caminha, Fernão Dias Paes Leme, Borba Gato, Tiradentes, D. Pedro I, D. Pedro II, Princesa Isabel, Oscar Niemayer, Oswaldo Cruz, Vital Brasil, Carlos Chagas, Santos Dumont, Machado de Assis, Jânio Quadro, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso, Ulisses Guimarães, Lampião, Jucelino K., Silvio Santos, Roberto Marinho, etc. Pegue qualquer famoso de destaque e escreva sobre ele.
 
8. Fazer um dos itens a seguir:
a. Fazer uma lista de dez citações famosas de líderes de seu país.
"Independência ou morte!" - D. Pedro I
"Diga ao povo que fico!" - D. Pedro I
"Filo porque quilo" - Jânio Quadros
"Estupra, mas não mata" - Paulo Maluf
"Não me deixem só!" - Fernando Collor
b. Fazer uma lista de dez lugares históricos famosos em seu país.
Museu do Ipiranga, Palácio do Catete, Palácio no Planalto, Esplanada dos Ministérios, Ouro Preto (antiga Vila Rica), Porto Seguro, São Vicente, Palácio dos Bandeirantes, Fazenda do Ipanema, Congonhas do Campo, Pátio do Colégio (São Paulo), etc.
c. Fazer uma lista de dez eventos históricos muito conhecidos em seu país.
1. Proclamação da República - 15 de novembro de 1889
2. Descobrimento do Brasil - 22 de abril de 1500
3. Primeiro culto no Brasil - 26 de abril de 1500
4. Independência do Brasil - 7 de setembro de 1822
5. Libertação dos escravos - 13 de maio de 1888
6. Morte de Tiradentes - 21 de abril
7. Revolução de 1932 - 9 de julho de 1932
8. Início do Plano Real - junho de 1994
9. Impeachment de Collor - 
10. Dia do Fico - 

9. Descrever o que você pode fazer como cidadão para ajudar sua igreja e país.
NOTA - É meio particular, vamos dar algumas idéias e você complemente com a sua própria concepção.
Igreja - não conversar nos cultos, participar das programações, não sujar ou depredar a Igreja, etc.
País - não jogar lixo na rua, economizar energia, não depredar ou pichar propriedade pública, etc.
 
10. Acompanhar os passos de um indivíduo que esteja tentando conseguir a cidadania em seu país, e aprenda como isto é feito.
Item prático

11. Explicar o sistema de governo em seu país.
O Brasil vive num sistema presidencialista, na qual temos o Presidente da República, que toma as decisões com os ministros, e a câmara dos deputados (estaduais e federais) e senadores que são responsáveis por promulgar leis para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Temos os governadores dos estados, que cuidam dos assuntos naquele estado, especificamente. As prefeituras são constituídas de prefeitos e secretários que promovem benfeitorias nas cidades em questão. Infelizmente, muitas vezes não são cumpridas as obrigações como se deveria, ocorrendo corrupção em todos os ambientes, mas isso já é uma outra história...
 
12. Explicar o significado da declaração que Jesus fez em Mateus 22:21: "Dêem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus".
Em todas as épocas, o Estado necessita de imposto. Assim ele pode lhe dar segurança, saúde, etc. Os acusadores de Jesus queriam que ele dissesse que isso não devia ser feito. Mas Jesus conhece as leis dos homens e disse que devemos dar ao Governo o que é dele e dar a Deus o que é de Deus, no caso, os dízimos e as ofertas.
 
13. Explicar por que há leis estabelecidas em seu país.
As leis são sugeridas pelos deputados, são votadas na câmara e, depois de aprovadas, vão para que o presidente dê seu aval de aceitação.

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