Gostariamos de saber como está a qualidade do nosso blog, caso vocês tenham alguma sujestão estamos colocando uma postagem aonde vcs podem nos dar sujestões para conseguirmos atender a tds.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

ESPECIALDIADE DE SAUDE E CURA

 
 1. Estar pelo menos na oitava série.

Nota – Alguns cuidados exigem um certo grau de responsabilidade.

 
2. Aprender através da Bíblia e/ou do Espírito de Profecia, como Jesus curou os doentes e o procedimento usado pelos anciãos da igreja para ungir o doente e pedir a Deus pela cura. Escrever um relatório de 250 palavras ou apresentar um relatório oral sobre o que você aprendeu.

NOTA – Para ajudar leia “O Desejado de Todas as Nações” capítulos 15, 36, 58 e outros que podem te ajudar a entender porque Jesus curava de maneiras tão diversas. A unção é um conselho escrito em Tiago 5:14. Relate como é o procedimento, após uma conversa com um ancião ou pastor de sua Igreja.

 
3. O que o conceito de educação contínua tem a ver com as carreiras profissionais relacionadas à saúde?

Os profissionais da saúde tem a função de estar sempre promovendo a saúde. A Educação em Saúde é muito importante para melhorar a qualidade de vida. Quanto mais se promover a Educação em Saúde, mais teremos o aumento da qualidade de vida, e essa educação continuada é função dos profissionais formados em carreira relacionadas à saúde, tais como, enfermagem, medicina, educação física, nutrição, odontologia, biologia, fisioterapia, veterinária, etc.

 
4. Entreviste pelo menos duas pessoas que trabalham na área de saúde. Uma delas deve ter outra profissão que não médico(a) ou enfermeiro(a), como por exemplo, dentista, fisioterapia, terapia respiratória, radiologia, nutrição, etc. Em suas entrevistas, faça as seguintes perguntas:

a. Porque escolheu esta profissão?

b. Que faculdade (ou cursos) é preciso fazer para trabalhar em sua profissão?
c. Depois de terminar a faculdade/curso, quanto tempo demora para ter um registro, ou estar apto a exercer a profissão em sua área?
d. Qual é o aspecto que você mais gosta em seu trabalho? O que gosta menos?
e. Que dias da semana, e quantas horas diárias, você tem que trabalhar?
f. Que tipos de promoção você pode ter em sua carreira?
g. Que outros cursos você poderia fazer para completar seus conhecimento sobre sua profissão?
h. Quais algumas instituições em sua cidade, que oferecem curso na sua área?
 
5. Completar uma das seguintes atividades:
a. Visitar um consultório médico ou odontológico e fazer o seguinte:
1) Observar as áreas de operação, tais como a área administrativa, laboratório, salas de exames, salas de raios-X, etc.
2) Pedir ajuda para alguém lhe apresentar o equipamento usado naquele consultório.
3) Aprender os passos de uma consulta, desde o momento em que o paciente chega à sala de espera até o momento em que deixa o consultório.
4) Aprender como o médico/dentista examina o paciente, desde as anotações do histórico do mesmo, até o diagnóstico.
 
b. Fazer uma visita com um enfermeiro que trabalhe a domicílio, e:
1) Aprender os passos de uma visita a domicílio, desde quando o enfermeiro descobre algo sobre o paciente, até o momento em que relata o caso a um médico
2) Observar o enfermeiro tirar os sinais vitais do paciente
3) Observar o enfermeiro dar instruções e medicamentos
 
c. Visitar uma área de hospital que trabalhe com exames ou tratamento sem internação:
1) Observar as diferentes áreas de atuação do departamento
2) Pedir que alguém lhe apresente o equipamento usado no departamento, e como funciona.
3) Aprender os passos dados por um paciente quando vai aquele departamento
4) Quantas pessoas tem a equipe do departamento?
5) O departamento funciona à noite?

ESPECIALIDADE DE RESGATE BÁSICO

 

1. Qual é a definição de um resgate de emergência?
É o resgate que não pode esperar. A vida da pessoa está em perigo, quer seja por situações já ocorridas ou por eventos que podem ocorrer. Não somente a vida pode estar em risco como a pessoa pode ficar com seqüelas permanentes ou aliviar a dor da vítima.

2. Demonstrar como resgatar, com segurança, uma pessoa nas seguintes situações:
a. em contato com cabo elétrico – usar um cabo de vassoura ou outro material isolante, como plástico para afastá-la do fio elétrico, sem tocar nela com o corpo desprotegido.
b. em ambiente cheio de fumaça ou gás – andar mais próximo ao chão possível, pois a fumaça tende a subir. Abrir todas as portas e janelas que possível. Se houver fogo no local, molhe a roupa (mas fique longe do fogo, você não está 100% protegido).
c. com as roupas em chamas – devemos abafar com um cobertor ou pano, de preferência molhado. Não deixe a pessoa correr. Rolar no chão pode espalhar o fogo.
d. afogando-se, sem qualquer equipamento de resgate – Atire um objeto que flutue para a pessoa se segurar.
e. um acidente no gelo

3. Demonstrar três maneiras de atrair e comunicar-se com o resgate aéreo.
Obs. Os sinais deverão ter de 3 a 4 metros de comprimento por 30 cm de largura, no mínimo.
Necessidade médica; Necessitamos alimentos e água; Necessita material médico; Não podemos seguir; Pode aterrizar aqui; Vamos nesta direção

4. Conhecer seis atitudes indicadas em caso de necessidade de resgate imediato.
1 – Desidratação em ambiente sem água
2 – Ferimentos graves na cabeça
3 – Grande perda de sangue
4 – Falta de ar por qualquer problema
5 – Hipotermia
6 – Vida em risco (incêndio, afogamento...)

5. Conhecer seis procedimentos a seguir antes de remover uma vítima de situação que apresenta risco de vida.
1 – A vida do resgator não pode estar em perigo (melhor uma vítima do que duas)
2 – Usar o método mais aconselhável para transportar a vítima
3 – Tentar afastar o perigo ao máximo sem tirar a vítima do lugar (como apagar o fogo)
4 – Avaliar se é melhor enviar um profissional de resgate
5 – Observar se a vítima não estará em maior perigo se transportá-la (ferimentos na coluna)
6 – Conhecer a direção a seguir e todos concordarem em executar tudo

6. Conhecer cinco princípios envolvidos na remoção de uma vítima de situação que apresenta risco de vida.

7. Conhecer as maneiras apropriadas de ajudar uma vítima, em perigo, nas seguintes situações:
a. puxar a vítima
b. içar/levantar a vítima
c. ajudar a vítima a caminhar

8. Conhecer a forma adequada de ajudar uma vítima, com ajuda de outros, nas seguintes situações:
a. Carregar uma pessoa sentada
b. Carregar uma pessoa deitada
c. Carregar com duas mãos, ou quatro mãos
d. Carregar com cobertor
e. Carregar, em três, vítimas em rede, nas posições supino e de bruços
f. Carregar em três ou quatro pessoas
g. Carregar em seis pessoas

9. Saber como usar adequadamente uma maca e carregar uma vítima numa maca. Saber como fazer uma maca liteira improvisada.

10. Saber como usar corretamente cordas e nós, como a seguir:
a. Nós para juntar cordas
b. Nó para diminuir corda
c. Nó para usar ao redor de alguém num resgate
d. Enrolar e jogar - corretamente - uma corda leve e uma pesada, de 15 metros

11. Que passos devem ser dados antes de comunicar que alguém está desaparecido? Que informações serão necessárias ao informar à polícia o desaparecimento de alguém? COmo devem ser conduzidas as buscas por alguém perdido numa área selvagem?

ESPECIALIDADE DE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR

 
1. Conhecer e compreender a localização e funções do coração e pulmões.
O coração e os pulmões se encontram dentro da caixa torácica, são os órgãos mais nobres do corpo e tem a prioridade de irrigação sanguínea. Quando a temperatura ambiente cai, o sangue vai proteger estes órgãos, pois são responsáveis pela respiração e trocas gasosas (pulmões) e circulação sanguínea através do bombeamento de sangue. O sangue chega no coração através da veia cava inferior (sangue de baixo) e da veia cava superior (sangue da região de cima do corpo humano. Passando pelo átrio e ventrículo direito, o sangue vai para o pulmão, para receber oxigênio pela artéria pulmonar. Depois volta ao átrio esquerdo pelas veias pulmonares e do ventrículo esquerdo a artéria aorta joga o sangue de volta na circulação sanguínea para levar oxigênio para o corpo. Como se percebe, o sangue chega no coração pelas veias e sai pelas artérias. 
 
2. Definir Reanimação Cardiopulmonar e mencionar cinco condições sob as quais deve ser utilizado.
 
RCP é o processo mais funcional para reanimar a vida de uma pessoa que, por alguns instantes, esteve paralisada suas funções vitais mais importantes: batimentos cardíacos e respiração. 
Ela deve ser usadas nas seguintes ocasiões:
 
- Ataque cardíaco                                 - Derrame cerebral
- Afogamento                                       - Passagem de ar bloqueada
- Uso excessivo de drogas                       - Eletrocussão
- Gases tóxicos                                      - Asfixia
- Estrangulamento                                   - Choque hipovolêmico
- Hemorragia

3. Completar com sucesso um curso da Cruz Vermelha, ou organização equivalente, ministrado por um instrutor qualificado, para aprender corretamente, e demonstrar, o processo de Reanimação Cardiopulmonar. Isso deve ser feito no máximo um ano antes desta especialidade.
 
NOTA – Informe-se sobre programações de cursos. Em São Paulo, encontram-se cursos na Av. Washington Luiz (bairro do Aeroporto).
 
4. Saber como manter o coração saudável. Relacionar cinco coisas que uma pessoa pode fazer para manter um coração saudável.
 
Dieta controlada: eliminar as gorduras saturadas da alimentação, não fumar e não consumir bebida alcoólica.
 
Exercício físico: estabelecer hábitos regulares de atividades físicas
 
Trabalho e vida diária: tirar férias regularmente, estabelecer hábitos de recreação e distração e deixar o trabalho e suas preocupações, pelo menos um dia da semana.
 
5. Desenvolver, manter e registrar num diário, um programa personalizado de exercícios, saúde e dieta durante um mês.
 
NOTA - Pode-se utilizar o item 7 da especialidade de Cultura Física para completar este requisito.
 
6. Aprender o significado das cores e desenho utilizado na insígnia desta especialidade, de acordo com o seguinte:
 
a. A pessoa que precisa de reanimação cardiopulmonar está pálida (branca), o que significa que não há circulação.
 
b. A pessoa que está fazendo a reanimação cardiopulmonar está vermelha, o que significa que está bem ativa.
 
c. A borda dourada representa o valor da vida humana.
 
d. Um coração é formado pela cabeça, ombros e braços da pessoa que está fazendo a reanimação cardiopulmonar, o que significa compaixão pelo próximo.
 
NOTA – O item acima se auto-responde. Mostrando o perigo da morte e urgência da situação.

ESPECIALIDADE DE QUIMICA

1. Definir o seguinte:
 
a. Elementos - são as matérias mais simples do universo. Os blocos para construir toda casa inorgânica e orgânica.
 
b. Compostos - agrupações de elementos demonstrando características distintas dos elementos involucrados.
 
c. Símbolos químicos - as letras que designam os elementos compostos. ex.: H = Hidrogênio, O = Oxigênio, H2O = água.
 
d. Soluções - elementos ou compostos suspendido (dissolvido) em um líquido como água.
 
e. Átomos - é como um pequeno (sub-microscopio) sistema solar estar composto de um núcleo composto de prótons e nêutrons e circundando a uma distância os elétrons. E a quantidade mais reduzida de um elemento.
 
f. Moléculas - é a parte mais pequena que uma substância composta de mais de um elemento pode ter.
 
g. Tabela Periódica - é a diagramação e classificação dos 103 (ou mais) elementos.
 
h. Combustão - um processo químico que dá por resultado alta quantidade de energia (calor, fogo, etc).
 
i.  Ácido - é qualquer substância que tem em sua molécula um átomo de hidrogênio que pode separar-se do resto da molécula. Tem sabor "ácido" e corrói metais.
 
j. Sal - são as substâncias resultantes de reação química entre um ácido e uma base (oposto de um ácido).
 
k. Próton - a parte do núcleo de um átomo que tem uma carga positiva.
 
l. Nêutron - é a outra parte do núcleo de um átomo sem carga elétrica.
 
m. Elétron - as cargas negativas que rodeiam o núcleo de um elemento.
 
n. Destilação - é o processo de converter um líquido a gás e logo reduzir reduzir o líquido para purificar.
 
o. Destilação fracionária - como diferentes substancias fervem e condensam a diferentes temperaturas, é possível separá-las pelo processo de fracionar.
 
p. Filtragem - é o processo de separar líquidos e sólidas por meio de filtros especiais.
 
2. Que gases eliminam a vida, e como? Explicar o princípio de um dos elementos químicos usados para incêndios.
 
Gás natural (de cozinha), monóxido de carbono (req. 14) e qualquer outro gás que consome ou substitui oxigênio no ar é perigoso para a vida. Um extintor químico faz uma reação química com a substância queimando e neutraliza sua possibilidade de ser combustível.
 
3. Mencionar duas fontes comuns de monóxido de carbono. Por que é uma substância perigosa?
 
Duas origens são : gasolina e tabaco (cigarros). É perigosa porque em abundância mata e em quantidades pequenas causa deformação nas crianças pré-natal e dano ao pulmão.
 
4. Quais os estados da matéria?
 
Matéria é toda substancia que pesa e ocupa espaço. Se encontra em três condições: sólida , líquida e gasosa.
 
5. Escolher e fazer cinco das alternativas a seguir, e explicar a reação química que ocorre:
 
a. Tentar acender um cubo de açúcar, primeiro sem, e depois com algumas cinzas aplicadas ao cubo, demonstrando a ação catalisadora.
 
b. Colocar um cubo de gelo num copo com água, colocar um barbante de 10 centímetros em cima do gelo no copo, então solucionar o problema de tirar o cubo de gelo da água sem tocá-lo.
 
c. Usando água, aguarrás e sabão, transferir uma foto de jornal para uma folha de papel em branco.
 
d. Usando uma vela e um pedaço de papelão, demonstrar visualmente as três partes de uma vela.
 
e. Usando uma bacia de água, fósforos de madeira, um torrão de açúcar e um pouco de sabão, demonstrar a ação do açúcar e do sabão sobre fósforos que bóiam na água.
 
f. Colocar um ovo fresco em água doce, e depois salgar a mesma, anotando a diferença.
 
g. Demonstrar que a ferrugem usa oxigênio, usando malha de aço, um lápis, um elástico, um copo de água e uma jarra de água.
 
h. Demonstrar as cores produzidas quando os elementos a seguir são queimados: sal, cobre, sulfato e ácido bórico.
 
i. Fazer uma tinta invisível.
 
j. Demonstrar que a água sanitária ou o bicarbonato de sódio contém água.

ESPECIALIDADE DE PRIMEIROS SOCORROS-AVANÇADO

 

O aluno deverá fazer o curso de primeiros socorros ministrado pela Cruz Vermelha, passar no exame de Primeiros Socorros, Nível Avançado e receber o certificado.

ESPECIALIDADE DE ÓTICA

 
1. Definir e desenhar um gráfico do seguinte:
a. extensão focal – quantidade espacial que um foco tem de alcance
b. aberração de lentes positivas – são lentes convexas, nela incidindo a luz, a mesma se dissipa
c. lentes negativas – são as lentes côncavas, a luz se concentra ao ser irradiada nesta superfície
d. dois tipos de distorção – distorção divergente (expande) e convergente (concentra)
e. cor lateral – impressão variável que a luz refletida na lateral de um corpo produz nos olhos
f. esféricas – qualquer meio transparente homogêneo e isótopo, que seja limitado por dois dioptos
g. lentes acromáticas – refrangem a luz sem dispersá-la em suas cores componentes, como o prisma
h. refração de luz – desvio que sofrem os raios ao passar de um meio para outro
 
2. Explicar como a luz se comporta quando atinge ou atravessa água, óleo, metais e um espelho.
Água – Reflete de maneira retilínea (levemente irregular), ultrapassando a camada de água tranqüilamente.
Óleo – Ofusca a reflexão da luz, dificultando a propagação do feixe luminoso.
Metais – Impede totalmente a passagem do feixe luminoso, absorvendo em sua superfície.
Espelho – Reflete retilineamente, sem qualquer transtorno em sua refração.
 
3. Mencionar o nome e fazer diagramas de três tipos de lentes positivas e três tipos de lentes negativas.
 
Positivas

Biconvexa
Plano-convexa
Côncavo-convexa

Negativas

Bicôncava
Plano-côncava
Convexo-côncava
 
4. Qual deveria ser a distância mínima entre a fonte de luz e as lentes ao testar a extensão focal?
A distância focal de uma objetiva normal é de 50 mm, mas pode variar. A teleobjetiva por chegar a 1000 mm. A distância mínima da fonte de luz varia conforme a objetiva, para se testar a extensão focal.

5. Encontrar a extensão focal de pelo menos quatro lentes, uma delas sendo uma lente negativa.
NOTA – Este item deve ser feito com os conhecimentos que você adquiriu nesta especialidade, mostrando para onde os feixes de luz tendem a ir quando incidem nas diferentes lentes. Utilize os exemplos do item 3 para completar. Faça os diagramas com régua e lápis, para ficar mais caprichado. Veja um exemplo abaixo:
 
No exemplo ao lado, vemos um feixe de luz incidindo numa lente bicôncava e se direcionando caracteristicamente. Faça quatro diagramas como o ao lado dando os sentidos da luz.

6. Explicar, através de diagramas, por que uma imagem de uma lente positiva produz uma imagem reversa ou invertida.
 
 
NOTA – Faça o seu próprio diagrama e fale sobre a inversão de imagens através dos fenômenos ópticos.
 
 
 
 
 
7. Demonstrar através de gráficos, como funciona um prisma. Marcar os ângulos em que as cores aparecem e desaparecem.
 
A = ângulo de refringência do prisma
r1 = ângulo formado pelo raio luminoso no interior do prisma e a normal do ponto de incidência.
r2 = ângulo formado pelo raio luminoso no interior do prisma e a normal do ponto de emergência.
i1 = ângulo constituído pelo raio luminoso incidente e a normal do ponto de incidência.
i2 = ângulo formado pelo raio luminoso no interior do prisma e a normal do ponto de emergência.
 
 
 
 
 
8. Demonstrar o que acontece quando a luz atinge um vidro fumê.
O vidro fume não permite que a luz se propague com facilidade, como ocorre em vidros comuns. Ele absorve o feixe luminoso, não propagando a luz incidida em sua superfície.
 
9. Construir um instrumento ótico usando espelhos ou lentes, tais como um periscópio, um projetor de slides ou um telescópio simples.
NOTA – Esse é um item muito legal. Você pode aprender muito com ele. Para se fazer um periscópio (usado em submarinos), você pode pegar um cano com uma emenda em ângulo de 90° no final e colocar um espelho em diagonal na região da angulação, com isso, o periscópio permite que você veja coisas por cima de obstáculos. O telescópio pode ser feito com duas lentes colocadas no começo e no fina de um cano reto, ajeitando-se o foco, para não ficar embaçado.
 
10. Explicar o que significa o termo 6 X 35 e 7 X 50, quando aplicado a binóculos.
Os números de tema nos binóculos representam o grau de zoom que ele possui. Quanto maior forem os números indicativos, maior será o seu poder de aproximação. As lentes dos binóculos se encontram no começo e no fim dele, alterando a aproximação das lentes, altera-se o zoom, de acordo com o desejado, através de chaves giratórias embutidas no binóculo.
 
11. Definir o termo “número-f” usado em conexão com câmaras fotográficas. O que significa o fato de uma lente ser rápida ou lenta? Uma lente f-8,5 é mais rápida ou mais lenta que uma lente f-8?
É um conjunto de anéis (diafragma) que regula a quantidade de luz que vai ser recebida pelo filme. Cada ponto acima deixa passar metade da luz anterior e cada ponto abaixo deixa passar o dobro da luz anterior. Quanto maior for o valor do ponto, menor será a abertura do diafragma. Quanto menor o número, mais clara ela se torna e mais cara também.

ESPECIALIDADE DE FÍSICA

 
1. Definir o seguinte:
 
a. Física - é a ciência que estuda as propriedades fundamentais da matéria.
 
b. Massa - é a quantidade de matéria que um corpo tem.
 
c. Trabalho - é a grandeza física que mede a energia de um corpo (e um  corpo tem energia quando é capaz de realizar trabalho).
 
d. Força - é toda causa capaz de provocar num corpo uma variação no seu movimento ou uma deformação.
 
e. Poder - trabalho efetuado na unidade de tempo.
 
f. Energia potencial - é a energia armazenada por um corpo devido à sua  posição em relação ao nível do referencial: E=mgh.
 
g. Energia cinética - energia associada a um corpo em movimento.
 
h. Peso - é a força de atração exercida pela terra sobre o corpo: P=mg.
 
i. Matéria - qualquer substância sólida, líquida ou gasosa.
 
j. Inércia - propriedade que tem os corpos de manter seu estado de repouso ou movimento.
 
k. Fricção - atrito
 
l. Onda - é uma forma de propagação de energia sem ocorrer o transporte do meio de 
propagação.
 
m. Centro de gravidade - ponto de aplicação da resultante das forças que atuam num corpo.
 
n. Notação exponencial - sistema de representação através de um exponente.
 
o. Zero absoluto - o estado de mínima energia de agitação molecular.
 
p. Fulcro - ponto de apoio de uma alavanca.
  
2. O que é método científico? Como pode o método científico ser usado no estudo da Bíblia?
 
É um conjunto de procedimentos que levam a um resultado que pode  ser ou não o objetivo esperado. Ele pode ser usado para provar a veracidade da Bíblia através da ciência, comprovando o Dilúvio, vida de Jesus e outros fatos históricos relatados nela.

3. O que é uma experiência controlada?
 
É uma experiência realizada para fins científicos, com o objetivo de obter dados através dela, controlando-a dentre de alguns parâmetros de segurança.

4. Explique os termos na equação E=mc2, de Albert Einstein.
 
É a teoria da Relatividade. Os termos são E (energia), M (massa) e C2 (velocidade da luz ao quadrado).

5. Que unidades de medida de massa, comprimento e tempo são usados aonde você mora?
 
Massa – grama e quilograma.
 
Comprimento – centímetros, metros e quilômetros.
 
Tempo – segundos, minutos e horas.

6. Que unidades de medida são usadas para as profecias de tempo na Bíblia? Qual é o capítulo e verso onde podem ser encontradas?
 
As medidas de profecias são encontradas em Daniel (7:25; 12:7) e Apocalipse (11:2-3; 12:6 e 14; 13:5).
1 dia = 1 ano (Números 14:34) e Tempos = anos (Daniel 11:13).

7. Relacionar as três leis do movimento, de Newton.
 
Principio da Inércia, Principio Fundamental, Principio de Ação e Reação.

8. Usando uma toalha de mesa e vários livros pesados, demonstrar a primeira lei de Newton.
 
Item prático
 
9. Usando um balão cheio de ar, demonstrar a terceira lei de Newton.
 
Item prático

10. Demonstrar a experiência de Galileu – queda de um corpo – derrubando duas garrafas de plástico (uma cheia de água e outra cheia até a metade) ao mesmo tempo, de uma altura de dois metros. Registrar os resultados e retirar uma aplicação espiritual da experiência.
 
Item prático
 
11. Demonstrar a vantagem mecânica da alavanca, retirando um prego grande, pregado bem fundo numa madeira, usando apenas um martelo. Puxar um segundo prego usando um martelo e um pequeno bloco de madeira, localizado perto do prego, sob a cabeça do martelo. Anotar a diferença de força exigida para puxar o prego com as diferentes posições do martelo no bloco (fulcro) e tire uma aplicação espiritual desta experiência.
 
Item prático

ESPECIALIDADE DE ENFERMAGEM BÁSICA

 
1. Completar a especialidade Primeiros Socorros.

2. Que alimentos estão incluídos nas seguintes dietas?
 
a. líquida
 
b. pastosa
 
c. leve
 
d. completa

3. Conhecer os sintomas de uma febre. Saber como tirar a temperatura de alguém. Saber o que fazer para baixar uma temperatura febril.

4. Saber qual é um ritmo normal de pulso e respiração, bom como qual é a temperatura normal. Praticar tomar o pulso, respiração e temperatura de um amigo ou colega de classe.

5. O que é uma doença contagiosa? Como é transmitida? Que precauções devem ser seguidas para evitar as doenças transmissíveis? Relacione medidas de segurança a serem observadas ao cuidar de alguém em sua casa que esteja com uma doença contagiosa.

6. Que sintomas tem uma pessoa que está doente?

7. Saber como ajudar a cuidar de um recém-nascido e uma pessoa de idade em sua casa.

8. Saber quando e como lavar as mãos quando estiver cuidando de alguém doente.

9. Saber como deixar um paciente que está de cama mais confortável sem mudar de cama.

10. Demonstrar como alimentar um paciente que está imóvel na cama.

11. Demonstrar como ministrar remédios líquidos, comprimidos, pílulas ou cápsulas, para crianças e adultos. Saber como aplicar gotas nos olhos.

12. Demonstrar o método de aplicar fricção e escalda-pés. Explicar o valor terapêutico de seu uso, e dizer sobre que condições estes tratamentos deveriam ser aplicados.

13. Demonstrar a aplicação de uma compressa e o uso de calor ou frio para o tratamento de inflamações e machucados.

14. Explicar como os remédios a seguir ajudam na prevenção de doenças:
 
a. nutrição
 
b. exercício
 
c. água
 
d. luz do sol
 
e. temperança
 
f. ar
 
g. descanso
 
h. confiança em Deus

domingo, 7 de agosto de 2011

ESPECIALIDADE DE XILOGRAFURA

 

1. Mencionar as ferramentas e equipamento necessários para a xilogravura.

2. Escrever um parágrafo com os princípios de desenho e da escrita aplicados à xilogravura.

3. Usando uma batata, esculpir um desenho incorporado as iniciais de seu nome no mesmo, e use-o para imprimir suas inicias em papel.

4. Desenhar e imprimir pelo menos um cartão de saudações.

5. Desenhar e imprimir uma ilustração de livro ou capa de livro.

6. Crie outra peça original de sua escolha, seguindo os passos da xilogravura: desenhar, esculpir e imprimir.

ESPECIALIDADE DE TRICO AVANÇADO

 

1. Completar a especialidade Tricô.
 
2. Fazer, em tricô, um par de meias ou outro artigo usando quatro agulhas e quatro novelos de lã.
 
3. Fazer duas outras peças a partir das seguintes opções: chinelos, luvas, sapatinhos de bebê, gorro, cachecol, colete ou outro item semelhante.
 
4. Fazer um pulôver de tricô, com mangas compridas, ou um conjunto de bebê, incluindo pulôver, gorrinho e sapatinhos.

ESPECIALIDADE DE TRICO

 

1. Definir as seguintes abreviaturas: m, t, taç, 2pjm, dm aum, pmt.
 
2. Demonstrar habilidade para fazer o seguinte: aumento, diminuição, arremate, costura invisível, emendar fios com nós simples e nós com fio sobreposto.
 
3. Saber como lidar com os seguintes tipos de fio: lã, pêlo de cabra e nylon.
 
4. Demonstrar como unir um novelo com outro.
 
5. Identificar e saber o propósito das diferentes "grossuras" dos fios:
 
a. lã penteada
 
b. médio volume
 
c. esporte
 
d. grande volume
 
6. Fazer duas peças em tricô, dentre as seguintes opções: chinelos, luvas, sapatinhos de bebê, gorro, cachecol, colete ou outro item semelhante.