Gostariamos de saber como está a qualidade do nosso blog, caso vocês tenham alguma sujestão estamos colocando uma postagem aonde vcs podem nos dar sujestões para conseguirmos atender a tds.

quinta-feira, 31 de março de 2011

ESPECIALIDADE DE EXPLORAÇÃO DE CAVERNAS


1. Conhecer pelo menos três fontes de luz que podem ser usadas na exploração de cavernas, e a importância de ter suprimentos de reserva para iluminação. Pedir para alguém que tenha experiência nesta atividade lhe mostrar como funciona uma luz de carbureto.

2. Relacionar todo o equipamento necessário para a exploração de uma caverna, excluindo o equipamento vertical, e começar a reunir seu próprio equipamento.

3. Localizar um explorador experiente e juntar-se a esta pessoa na exploração de pelo menos três cavernas, relativamente fáceis, acumulando um total de 10 horas de tempo de exploração.

4. Manter um diário dessas explorações, anotando datas, local das cavernas, condições, características, horas gastas em cada exploração, nome de outros membros e do líder da expedição.

5. Aprender a praticar as regras de segurança na exploração de cavernas.

6. Praticar a subida de um paredão íngreme, puxando a si mesmo com uma corda.

7. Descrever várias cavernas que foram usadas nos tempos bíblicos.

8. Participar no processo de mapeamento de uma pequena caverna que você tenha explorado.

9. Saber o nome de cinco termos da espeleologia, e o nome de três animais que vivem em cavernas. Não esqueça de incluir quaisquer animais que tenha observado em seu relatório do item 10.

10. Escrever uma redação de pelo menos 500 palavras sobre sua experiência na exploração de cavernas (durante as 10 horas gastas na atividade); incluir tudo que você aprendeu ao completar os 9 itens anteriores desta especialidade.

ESPECIALIDADE DE EXCURSIONISMO PEDESTRE COM MOCHILA


 1. Discutir com seu instrutor e um grupo de excursionistas o significado do lema:
“Não tire nada além de fotos, e não deixe nada além de pegadas”.


2. Conhecer os principais conceitos em relação a vestuário, calçados e equipamentos para tempo chuvoso.

3. Conhecer os princípios essenciais à escolha de uma boa mochila. Em situação de emergência, o que pode ser usado no lugar de uma mochila?

4. Saber que objetos são essenciais no excursionismo;

5. Que tipo de saco de dormir é melhor para a região onde vai acampar? Conhecer pelo menos três tipos.

6. Saber arrumar uma mochila adequadamente.

7. Que tipos de alimentos são melhores para um excursionismo? Visitar um supermercado e relacionar os alimentos encontrados que são apropriados. Com seu instrutor:

a. Preparar um cardápio para uma excursão de fim de semana, usando alimentos comprados num supermercado.
b. Aprender as técnicas de medir, embalar e etiquetar alimentos que serão colocados na mochila, para a excursão.
c. Fazer um lanche para a caminhada.

8. Saber as medidas de prevenção, os sintomas, e os primeiros socorros para:

a. queimadura de sol
b. bolhas
c. hipotermia
d. insolação
e. exaustão
f. mordida de cobra
g. cólicas
h. desidratação
i. cãimbra

9. Ter um estojo de primeiros socorros na mochila, e saber como usá-lo?

10. De acordo com seu peso, qual o peso máximo que você deveria carregar?
11. Saber três maneiras de encontrar direção a seguir sem uma bússola. Demonstrar pelo menos duas delas.
11. Demonstrar o modo correto de colocar e tirar uma mochila sozinho e com ajuda de um companheiro.

12. Participar numa excursão de fim de semana com caminhada de pelo menos oito quilômetros, cozinhando suas refeições.

ESPECIALIDADE DE EXCURSIONISMO PEDESTRE


1. Explicar e demonstrar os pontos mais importantes de uma boa caminhada, tais como a passada apropriada, velocidade, momentos de descanso e regras de bom comportamento no contato com a natureza.

2. Explicar a importância dos cuidados com os pés, em relação à limpeza, cuidados das unhas, meias, escolha de calçado e primeiros socorros para bolhas em estado inicial.

3. Fazer uma lista do vestuário apropriado para uma caminhada em clima frio e em clima quente.

4. Fazer uma lista do equipamento necessário para uma caminhada de um dia em uma região silvestre ou rural, e para uma caminhada curta.

5. Listar cinco regras de segurança e bom comportamento que devem ser observadas em caminhadas por trilhas, ou ao longo de estradas.

6. Explicar a importância de beber água, e relacionar três sinais observáveis em água contaminada.

7. Explicar a importância de comer adequadamente durante uma caminhada.

8. Descrever as roupas e calçados apropriados para uma caminhada com tempo quente e frio.

9. Apresentar um plano por escrito para uma caminhada de dezesseis quilômetros, incluindo: rota demonstrada no mapa, lista de roupas
apropriadas, lista de equipamentos, e quantidade de água e/ou comida.

10. Usar um mapa topográfico ou rodoviário no planejamento de uma das caminhadas do item 11.

11. Completar as seguintes caminhadas:
a. Caminhada rural ou urbana de 8 quilômetros.
b. Caminhadas de 8 quilômetros em trilha de região silvestre / agreste.
c. Duas caminhadas de um dia inteiro ( 16 quilômetros casa) em rotas diferentes.
d. Caminhada de 24 quilômetros em trilha de região silvestre / agreste.
e. No máximo um mês após a caminhada, apresentar um breve relatório, com datas, rotas, condições climáticas, e quaisquer coisas interessantes que tenha observado.

ESPECIALIDADE DE ESQUI AQUATICO


 1. Pré-requisito: Completar a Especialidade de Natação – Intermediário.

2. Conhecer e praticar as seguintes regras de segurança:
a. nunca esquiar à noite
b. nunca esquiar durante uma tempestade com raios
c. usar sempre colete salva-vidas ao esquiar
d. verificar se a presilha do colete está bem fechada
e. verificar se a corda está em boas condições
f. verificar se os esquis estão em boas condições
g. ter um espelho no barco que puxa o esquiador
h. manter distância de objetos ou pessoas como, por exemplo, outros esquiadores, nadadores, ancoradouros ou objetos flutuantes.
i. se cair, soltar a corda
j. depois da queda, levantar os braços para indicar que está bem
k. não ficar em pé no barco/lancha, enquanto o mesmo estiver em movimento

3. Conhecer os seguintes sinais de mão:
a. mais devegar
b. velocidade ok
c. mais rápido
d. voltar ao embarcadouro
e. parar
f. virar

4. Colocar os esquis em águas profundas. Arrancar em águas profundas com dois esquis e uma corda de extensão longa.

5. Passar por cima da trilha do barco mantendo o equilíbrio.

6. Identificar o seguinte:
a. esqui duplo
b. esqui slalom
c. esqui artístico
d. esqui de disco

ESPECIALIDADE DE EQUITAÇÃO


 (Necessário o acompanhamento de um instrutor)

1. Identificar em desenho de um cavalo, ou ao vivo, pelo menos 30 diferentes partes de um cavalo.

2. Identificar 10 partes de uma sela, e nove de um bridão. Explicar os cuidados adequados com os arreios.

3. Descrever o propósito e importância do capacete e botas enquanto se trabalha com cavalos ou na hora de cavalgar.

4. Descrever e demonstrar três regras de segurança que devem ser observadas no momento de aproximar-se de um cavalo.

5. Descrever e demonstrar três regras de segurança que devem ser observadas ao se conduzir um cavalo, e demonstrar qual o melhor local para se ficar em pé quando se está conduzindo um cavalo.


6. Escolher um local seguro para amarrar um cavalo manso, e depois demonstrar os tipos de nó que podem ser usados para amarrar o animal, o comprimento correto da corda, e a altura adequada para fazer a amarra.

7. Demonstrar e explicar como se deve tratar de cavalos.

8. Demonstrar e explicar como colocar a sela e o bridão num cavalo de forma correta e segura.

9. Demonstrar e explicar como montar e desmontar um cavalo adequadamente e com segurança, e demonstrar segurança e equilíbrio, permanecendo sentado no cavalo que esteja em pé sobre as patas traseiras.

10. Demonstrar e explicar como conduzir um cavalo de forma a andar, parar e virar, com o uso das pernas, peso, voz e arreios.

11. Demonstrar e explicar o procedimento correto ao montar em pelo menos um cavalo que esteja parado. Cavalgar, com equilíbrio, durante no mínimo 30 minutos (podem ser cumulativos).

12. Demonstrar e explicar regras de segurança para cavalgar em grupo, cavalgando em companhia de, no mínimo, mais um cavaleiro. Demonstrar espaçamento correto, mudança de direção, e ultrapassagem de outros cavaleiros em marcha numa arena.
 

13. Preparar uma trilha simples, de três obstáculos colocados ao nível do chão. Escolher a partir do seguinte:
a. Passar sobre o tronco ou poste deitado, com altura máxima de 42 centímetros
b. Passar entre barrais ou fardos de feno colocados com distância de 120cm entre si.
c. Ziguezaguear entre postes colocados a intervalos de 3,6m.
d. Caminhar ao redor de um círculo grande (4,5m) , sair sem pisar ou cruzar quaisquer linhas.

14. Cavalgar um cavalo em passo de marcha, em trilha, durante um mínimo de quatro horas cumulativas.

15. Demonstrar e explicar um mínimo de três regras de segurança que se aplicam a cavalgadas em trilhas, feitas em grupo.

ESPECIALIDADE DE CULTURA FISICA


 1. Relacionar dez benefícios de se estar em boa forma física.

2. Saber como as seguintes atividades ajudam uma pessoa a alcançar o equilíbrio para o corpo:
a. exercícios
b. alimentação adequada
c. estabilidade emocional


3. Definir os exercícios a seguir:
a. isométrico
b. isotônico
c. isocinético
d. anaeróbico
e. aeróbio


4. Conhecer o significado dos princípios envolvidos no programa de exercícios a seguir:
a. aquecimento
b. exercícios aeróbios
c. relaxamento
d. exercícios lozalizados


5. Saber como verificar os batimentos cardíacos em repouso e após a prática de exercícios.

6. Saber determinar o ritmo mínimo de batimentos cardíacos, para obter o melhor efeito no condicionamento aeróbio.

7. Usando os quatro passos dados no item 4, fazer um programa de exercícios com regularidade – no mínimo 4 vezes por semana – durante três meses. Manter um quadro com as seguintes informações:
a. tipo de exercícios de aquecimento
b. tipo de exercícios aeróbios
c. durante quanto tempo foram praticados exercícios aeróbios
d. tipos de ginástica localizada

Para cada período de exercícios, manter os batimentos cardíacos mínimos determinados no item 6, durante pelo menos 20 minutos.

ESPECIALIDADE DE CICLISMO


1. Conhecer o nome, e saber explicar o propósito das várias partes de uma bicicleta.

2. Consertar um pneu furado de bicicleta.

3. Desmontar uma bicicleta, limpá-la e montá-la novamente.

4. Ajustar os freios traseiro e dianteiro corretamente.

5. Conhecer e praticar as regras de cortesia e segurança do ciclismo.

6. Quais as vantagens de usar um capacete de ciclista?

7. Percorrer 80 quilômetros consecutivos de bicicleta, em 10 horas ou menos.

8. Saber como ler um mapa para fazer o roteiro de seus 80 quilômetros , e seguir este roteiro com precisão.

ESPECIALIDADE DE CANOAGEM


 1. Pré-requisito: Completar a Especialidade de Natação – Intermediário.

2. Demonstrar, primeiramente sozinho, e depois com um companheiro, o método apropriado de:


a. Entrar numa canoa, e dar o primeiro impulso para colocá-la na água: (1) numa praia, (2) num ancoradouro ou píer.
b. Atracar a canoa, e sair dela: (1) numa praia, (2) num ancoradouro ou píer.

3. Acompanhado por um instrutor, demonstrar as manobras a seguir, fazendo-as corretamente a partir da proa e da popa.

a. 8 formas de remar
b. virar para a direita ou para a esquerda sem avançar

4. Sozinho numa canoa, remar 100 metros para frente; virar para a direita, para a esquerda, mantendo o remo sempre do mesmo lado da canoa. Demonstrar duas posições de joelhos enquanto rema.

5. Demonstrar, de canoa, o resgate de um companheiro cuja canoa tenha emborcado longe da praia ou ancoradouro, fazendo o seguinte:
a. Esvaziando a canoa virada puxando-a de cabeça para baixo
b. Dando novo impulso para a mesma na água
c. Equilibrando-a enquanto seu companheiro sobe na mesma outra vez

6. Sair de uma canoa em águas profundas, e entrar nela outra vez, sem deixar entrar água na mesma (Deve haver acompanhamento d um salva-vidas, num barco salva-vidas).

7. Sem tirar a roupa (se possível):
a. Virar a canoa em água profundas
b. Desvirá-la e acomodar os remos
c. Entrar na canoa enquanto ainda cheia de água e remar com as próprias mão ou remos por 24 metros
d. Tirar as roupas, guardá-las junto com os remos, sair da canoa, segurar na proa com uma mão e com a outra nadar até o raso (praia) rebocando a canoa
e. Esvaziar a canoa corretamente e atracá-la (Todo o procedimento deve ser feito com o acompanhamento de um salva-vidas num barco salva-vidas).

8. Demonstrar plenamente ao instrutor seus conhecimentos das regras de segurança da canoagem, e competência para levar outros em passeios de canoa. Prometer observar estas regras em todos os momentos.

9. Explicar como fazer reparos de emergência, tais como:
a. Consertar um buraco de 2,5cm na fibra de vidro
b. Consertar um remo quebrado

ESPECIALIDADE DE ATLETISMO


1. Correr 50 metros rasos no tempo correspondente ao seu sexo e idade como a seguir:

Meninos Meninas
Idade Tempo Idade Tempo
10 8´2´´ 10 8´5´´
11 8´0´´ 11 8´4´´
12 7´8´´ 12 8´2´´
13 7´5´´ 13 8´2´´
14 7´1´´ 14 8´0´´
15 6´9´´ 15 8´1´´
16 6´7´´ 16 8´3´´


2. Durante uma corrida rápida, qual parte do pé deve tocar o chão primeiro durante a passada? Qual é a posição correta dos braços e da cabeça?

3. Correr os 600 metros no tempo correspondente ao seu sexo e idade como a seguir:

Meninos Meninas
Idade Tempo Idade Tempo
10 2´33´´ 10 2´48´´
11 2´27´´ 11 2´49´´
12 2´21´´ 12 2´49´´
13 2´10´´ 13 2´52´´
14 2´01´´ 14 2´46´´
15 1´54´´ 15 2´46´´
16 1´51´´ 16 2´49´´


4. Responder as seguintes questões sobre provas de distância:
a. Que duas histórias da Bíblia mencionam corredores de longas distâncias?

b. Quais as roupas apropriadas, incluindo tênis, para corridas de longas distâncias na região em que você mora?

c. Qual é o tamanho médio de uma pista de corrida?

d. Qual a distância percorrida numa maratona?

e. Que parte do pé deveria tocar o chão primeiro durante a passada?

f. Qual a posição apropriada dos braços e cabeça durante uma prova de distância?

g. Qual a maneira correta de respirar?

h. Quais as diferenças de correr numa pista, numa trilha ou numa estrada?

5. Fazer uma das provas a seguir pelo menos duas vezes, e registrar o melhor tempo:a. 50 metros com 4 barreirasb. 70 metros com 6 barreiras 6. Saltar em altura pelo menos cinco vezes e registrar o melhor salto.

7. Saltar em distâncias três vezes e registrar o melhor salto.

8. Fazer uma prova de velocidade com revezamento:a. Revezamento com passe visualb. Revezamento com passe cego

ESPECIALIDADE DE ARTE DE ACAMPAR


1. Explicar como e porque as condições do tempo, a estação do ano e as fontes de águas devem ser consideradas ao se escolher um local de acampamento.

2. Preparar uma lista de roupas necessárias para acampamento com tempo quente e com tempo frio.

3. Conhecer e praticar as regras de segurança de um acampamento.

4. Demonstrar sua habilidade no uso do canivete: Demonstrar ou explicar as regras de segurança para seu uso, e usá-lo para preparar gravetos e madeira para fogueira.

5. Preparar um acampamento com um grupo (apenas fazendo uma lista de objetos pessoais que devem ser levados e itens que devem ser levados para uso do grupo todo.)

6. Preparar cardápios balanceados para desjejum, almoço e jantar.

7. Completar o seguinte quando estiver no acampamento:
a. Preparar o chão abaixo da barraca, para proporcionar um bom sono.
b. Montar corretamente uma barraca.

c. Preparar uma área para fazer a fogueira. Demonstrar uso adequado das ferramentas usadas para cortar e preparar lenha para a fogueira.
d. Demonstrar como proteger o acampamento de animais, insetos, e mau tempo ou chuva.
e. Demonstrar como preservar a natureza durante o acampamento, e deixar o local como se ninguém tivesse estado ali.


8. Saber oito coisas que se pode/deve fazer quando perdido.

 9. Acampar durante três dias e duas noites seguidos, dormindo ao relento ou dentro de uma barraca. Estar ativamente envolvido na preparação de pelo menos duas refeições.

10. Considerando as coisas aprendidas nesta especialidade e os acampamentos feitos, qual é o significado e a razão do Código de Acampamento dos Desbravadores?

ESPECIALIDADE DE ARCO E FLECHA


1. Conhecer e explicar todas as regras de segurança do arco e flecha.

2. Identificar as partes de uma flecha.

3. Identificar as partes de um arco.

4. Corretamente e com segurança, tencionar a corda do arco.

5. Descrever e mostra como usar: braço que segura o arco, dedos de gatilho, aljava, tiro ou largada, corda.

6. Demonstrar as seguintes técnicas de tiro:
 

a. postura
b. posicionamento da flecha (nock point)
c. puxada
d. apoio
e. empunhadura e mira
f. largada
g. acompanhamento da flecha

7. Porque é necessário ter a flecha bem posicionada na corda do arco (nock point)?

8. Usando um arco – padrão olímpico – alcançar um dos resultados a seguir:
 

a. Competição em local fechado: 30 flechas (5 rodadas) a 18 metros; fazer 50 pontos num alvo de 60cm.
b. Competição ao ar livre: 30 flechas (5 rodadas) a 25 metros; fazer 170 pontos num alvo de 122cm.

ESPECIALIDADE DE ALPINISMO


(Necessário acompanhamento de instrutor)

1. Conhecer e praticar as regras de segurança que devem ser seguidas em escaladas.

2. Familiarizar-se com o uso dos seguintes equipamentos necessários ao alpinismo, e saber usá-los: mosquetão, martelo, pinos, grampos, ganchos e corda de nylon.

3. Saber os cuidados que devem ser dispensados à corda. Saber como fazer e usar os seguintes nós: lais de guia, volta do fiel, pescador duplo, nó em oito, nó em oito duplo, prussik.

4. Ser capaz de descrever os seis diferentes graus de dificuldades das escaladas, e os métodos de classificá-las.

5. Demonstrar habilidade para “içar” dois alpinistas, com a corda adequadamente encaixada nos grampos e mosquetões; demonstrar conhecimento das posições de corpo adequadas durante a escalda, superfícies apropriadas para “frear”, e como enrolar a corda durante a subida.


6. Conhecer os sinais usados numa escalada para a comunicação entre os alpinistas, e colocá-los em prática.
7. Mostrar habilidade para subir por uma corda. Subir pelo menos 10 metros de corda, em posição vertical.

8. Mostrar habilidade para fazer uma escalada livre com grau de dificuldade de até 5.3. Compreender e praticar os seguintes conceitos do alpinismo: ritmo, olhar para frente, peso sobre os pés e equilíbrio.

9. Ser capaz de montar um rapel (usando a figura em oito, ou outro método mecânico) e puxar a corda. Praticar o rapel em pelo menos dois percursos de 15 metros cada.

10. Conhecer os locais onde o alpinismo possa ser praticado na sua região.

ESPECIALIDADE DE ACAMPAMENTO 4


1. Ter pelo menos 12 anos, ou estar no mínimo na oitava série.

2. Planejar e apresentar uma atividade apropriada para o sábado, que não seja o culto, para tornar o sábado um dia agradável.

3. Escrever uma redação de 200 palavras sobre a preservação da natureza, mencionando as regras de comportamento de dois dias, e fazer um orçamento de custos.

4. Planejar o cardápio de um acampamento de dois dias, e fazer um orçamento dos custos.

5. Participar em dois acampamentos de fim de semana.

6. Iniciar um fogo sob chuva, sabendo onde conseguir material para a “mecha” que manterá o fogo acesso, e como dividir o fogo aceso.

7. Saber que madeira é melhor pra acender rapidamente uma fogueira.

8. Saber que madeira é melhor para fazer brasas para cozinhar.
 

9. Demonstrar como dividir um fogo.

10. Demonstrar o cuidado adequado dos alimentos, e onde guardá-los e protegê-los de animais.

11. Preparar um jantar com sopa, legumes, um prato principal e uma bebida, tudo cozido.

12. Assar o seu alimento em forno refletor ou altar de cozinha.

13. Purificar água de três maneiras diferentes.

ESPECIALIDADE DE ACAMPAMENTO 3

 
 1. Ter pelo menos 12 anos, ou estar no mínimo na sétima série.

2. Trabalhar pelo menos três horas num projeto de embelezamento da natureza, tal como fazer ou limpar uma trilha.

3. Revisar seis pontos importantes na seleção de um bom local de acampamento. Revisar as regras de segurança para fazer uma fogueira.

4. Participar de um acampamento de fim de semana.

5. Construir as três seguintes fogueiras e dizer seu uso:
a. estrela
b. caçador
c. refletor

6. Conhecer seis maneiras de acender uma fogueira sem uso de fósforos. Construir uma fogueira usando um dos seguintes:
a. pedra de fogo
b. fricção

c. centelha
d. lente de vidro
e. fósforo de metal
f. ar comprimido

7. Saber afiar uma faca/canivete e machado.

8. Cozinhar uma refeição usando alimentos frescos ou secos.

9. Descrever os vários tipos de barracas e suas utilidades.

10. Como ocorre a condensação numa barraca, e como preveni-la?

11. Demonstrar sua habilidade para prender firmemente uma barraca.

12. Durante um acampamento, planejar e apresentar um devocional de dez minutos ou organizar e liderar um jogo sobre a Bíblia na natureza, ou liderar uma Escola Sabatina ou culto de pôr-do-sol.

13. Localizar e construir um dos seguintes, e descrever sua importância para o individuo e o ambiente:
a. latrina
b. chuveiro
c. pia e área de lavagem

14. Demonstrar quatro amarras básicas e construir um objeto simples usando estas amarras.

15. Saber como trocar o apoio dos lampiões. Demonstrar como colocar combustível em lampiões e fogões de acampamento. Saber como manter o bom funcionamento dos queimadores do fogão.

ESPECIALIDADE DE ACAMPAMENTO 2


1. Ter pelo menos 11 anos, ou estar no mínimo na sexta série.

2. Desenvolver uma filosofia pessoal de comportamento em acampamentos: cortesia com outros acampantes e preservação da natureza.

3. Conhecer os seguintes itens que afetam a escolha de um bom local de acampamento.
a. vento
b. água
c. vida silvestre
d. madeira
e. condições do tempo
f. boa vontade

4. Demonstrar habilidade para proteger a natureza e a fonte de água que será usada com mediadas de higiene pessoal e limpeza na hora de cozinhar.

5. Participar num acampamento de um fim de semana.

6. Tomar parte em um culto durante o acampamento e incluir dos seguintes:
a. estudo da lição da Escola Sabatina
b. história
c. testemunho
d. conduzir o serviço de cânticos

7. Saber como acender com segurança um fogareiro para cortar apropriadamente lenha.

8. Saber as normas de segurança e demonstrar habilidade para cortar apropriadamente lenha.

9. Usando madeira ou gravetos, construir e conhecer o uso do fogo do conselho ou fogo indígena em um tipo de fogueira para cozinhar. Reveja as normas de segurança para a construção de fogueiras.

10. Explicar duas formas de manter os alimentos frescos.

11. Construir duas maneiras diferentes de levantar objetos pesados em um acampamento.

12. Preparar refeições cozinhando, fritando e assando alimentos.

13. Demonstrar como escolher local para barracas. Montar corretamente uma barraca. Que precauções devem ser tomadas ao montar uma barraca molhada? Limpar, secar e guardar uma barraca.

14. Para dormir:
a. Demonstrar formas adequadas de enrolar um saco de dormir ou colchonetes para levar em uma viagem.
b. Explicar como manter um saco de dormir ou colchonete secos num acampamento.
c. Descrever como limpar um saco de dormir ou um colchonete.

ESPECIALIDADE DE VENDAS


 1. Explique as responsabilidades de um vendedor cristão em relação à maneira como trata seus clientes e seu chefe?

2. Relacionar os passos envolvidos numa venda.

3. Apresentar uma declaração sobre como enfrentar objeções.

4. De que maneira os itens a seguir são úteis a um vendedor?
a. Pesquisar o mercado para ver se o produto ou serviço venderá bem.

b. Treinamento e conhecimento sobre o produto ou serviço a ser vendido.
c. Uma visita à fábrica ou escritório central da empresa que fabrica o produto ou oferece o serviço. d. Visitas subseqüentes a clientes novos.

5. Usando informações reais ou hipotéticas sobre sua formação e experiência, escrever um currículo que poderia ser usado para candidatar-se a um emprego.

6. Descobrir que curso é útil para a carreira em vendas. Que aspectos da área de vendas estão disponíveis para um jovem cristão? 7. Fazer uma das tarefas a seguir:
a. Ajudar a levantar fundos, através de algum tipo de venda, para alguma atividade dos Desbravadores, Departamento JA ou sua escola. Levantar um valor mais alto do que a parte que lhe foi solicitada. b. Ganhar seu próprio dinheiro vendendo um produto ou serviço.

8. Fazer uma apresentação de vendas - do produto do item anterior - a seu conselheiro, professor ou pai.

9. Entrevistar um vendedor ou comerciante cristão, que compra dos vendedores fazendo as seguintes perguntas:Para o Vendedora. É preciso viajar muito na profissão de vendedor?
b. De que outras formas o trabalho de um vendedor afeta a vida de sua família?
c. Como os vendedores são pagos?
d. Que oportunidades de crescimento há na área de vendas?
e. Que futuro há na carreira de vendedor?
f. Como você consegue clientes?
g. O que mais lhe agrada em seu trabalho? O que menos lhe agrada?
h. Ser cristão faz diferença na forma como faz o seu trabalho?

Para o Comerciante. Que tipo de formação e treinamento é útil para a carreira de comerciante?
b. Que oportunidades de crescimento existem no comércio?
c. Quando você faz um pedido, em que se baseia mais: no serviço do vendedor, no preço, características do mercado ou qualidade do produto?
d. O que faz quando um cliente reclama de um erro que na opinião dele sua loja cometeu, quando na verdade ele é o culpado?
e. O que mais lhe agrada em seu trabalho? O que menos lhe agrada?

ESPECIALIDADE DE TIPOGRAFIA


1. Conhecer os princípios e funcionamento dos seguintes equipamentos:
 
a. prensa rotativa
b. máquina de offset
c. copiadora
d. impressora


2. Saber como é determinado o peso do papel. Conhecer os tipos diferentes de papel, e para que são usados.

3. Fazer uma visita a uma gráfica ou sede de um jornal de sua cidade. Escrever um relatório de 300 linhas ou apresentar relatório oral, de 3 minutos, sobre os passos que você observou no processo de impressão. 

4. Fazer uma pesquisa para aprender sobre a história da impressão tipográfica. Traçar o desenvolvimento da impressão, e como o equipamento tipográfico evoluiu até o presente. 

5. Conhecer as diferentes tintas existentes para a impressão, e suas características. 

6. Saber o significado dos seguintes termos:
 

a. backup
b. degoladora
c. negrito
d. cabeçalho
e. fonte
f. entalho
g. acabamento
h. negativo
i. clipart
j. colagem
k. separação de cores
l. contato
m. baixo relevo
n. alto relevo
o. gravação
p. padrão
q. registro
r. termografia
s. marca d’água
t. realçar
u. impressão
v. comparar
w. apagado
x. desgravação
y. gravação (alto relevo)
z. gravação (baixo relevo) 


7. Saber a diferença entre meios tons, duplos tons e o processo de quatro cores. 

8. Entrevistar um tipógrafo para descobrir o seguinte:
a. Que formação é necessária para entrar no campo da tipografia? 

b. Que oportunidades de crescimento existem nessa área? 
c. Que futuro o setor de gráficas pode esperar? 
d. O que faz, em sua empresa, para deixar os clientes satisfeitos? 
e. Que oportunidades de carreira existem, relacionados a tipografia?

ESPECIALIDADE DE TAQUIGRAFIA





1. Ser capaz de anotar material ditado, ao ritmo de 80 palavras por minuto, durante três minutos consecutivos, e transcrever corretamente as anotações feitas.

2. Ter um dicionário de taquigrafia.

3. Se possível, seria interessante para o candidato à especialidade, contar com um instrutor dessa área.

ESPECIALIDADE DE SOLDAGEM


 1. Identificar todas as partes do seguinte:
a. maçaricos de solda e corte
b. manômetros de oxigênio e acetileno, e suas diferenças
c. tubos de oxigênio e acetileno, e suas diferenças
d. tanques de oxigênio e acetileno, e suas diferenças

2. Explicar a pressão do oxigênio e acetileno adequada, de acordo com instruções de seu instrutor para vários procedimentos diferentes.

3. De olhos fechados, demonstrar habilidade para montar um kit completo de oxiacetileno, incluindo tanques, tubos, manômetros e maçaricos. *

4. De acordo com as instruções de seu instrutor, soldar duas placas de aço temperado (3x25x200mm) no sentido horizontal, vertical e na superfície.

5. Demonstrar habilidade para usar um maçarico, fazendo um corte reto de pelo menos 30cm, um corte circular de pelo menos 7,5cm. Os cortes devem ser feitos em placas de aço temperado, com espessura mínima de 6mm.

6. Demonstrar habilidade em soldar um objeto de ferro fundido com ângulo em V, de pelo menos 6mm de espessura e 5cm de comprimento.

7. Explicar as precauções e equipamentos de segurança que normalmente são usados na solda elétrica, em relação aos olhos, mãos e outras partes do corpo expostas. Porque as válvulas dos tanques não devem ser lubrificadas nunca?

8. Explicar a diferença entre soldagem por oxiacetileno e arco elétrico.

9. Demonstrar conhecimento para selecionar a amperagem correta a partir de uma tabela de eletrodos, para soldagem de vários tipos e espessuras de metal.

10. Demonstrar habilidade para soldar chapas de aço temperado (3x25x200mm), em sentido vertical, horizontal e superfície.

Obs: É obrigatório o acompanhamento de um instrutor. A soldagem é uma técnica difícil, que demanda muito cuidado, e não é algo que se pode aprender em casa. A soldagem toma o lugar de parafusos e rebites, e se não for feita de maneira adequada, é perigosa. Exemplo: um engate de trailer mal soldado, ou equipamentos que recebem grandes pesos são perigos potenciais.

* Esta Especialidade demonstra a habilidade de trabalhar no escuro, no caso de uma emergência. Todos os condutores de acetileno devem ficar na mão esquerda e os de oxigênio na mão direita.

ESPECIALIDADE DE RADIO ELETRONICA


 1. Explicar, com diagramas, quando necessário, os dispositivos de entrada utilizados em rádios, por exemplo, antena, terra; ou dispositivos eletrônicos, tais como sintonizador FM, fotocélulas, microfone.

2. Construir uma antena receptora de rádio; ou construir um toca discos, fotocélula ou microfone.

3. Explicar o uso e operação de vários componentes importantes de um aparelho receptor simples (bobinas, capacitores variáveis, capacitores fixos, resistores, transistores ou válvulas, diodos e transformadores).

4. Identificar o valor de resistores pelo código de cores.

5. Conhecer a lei de Ohm e como ela é aplicada.

6. Construir um rádio simples (com válvula ou com transistor), incluindo fonte, que deverá sintonizar estações a 160 Km de distância, ou construir um amplificador de alta fidelidade.

7. Desenhar de memória, usando os símbolos apropriados, um esquema completo do dispositivo construído no item anterior.

8. Mostrar fluência na resolução de problemas em sintonizadores simples ou dispositivos eletrônicos de três a seis válvulas ou transistores, demonstrando aptidão para seguir testes de rotina, assim como: retirar válvulas ou transistores e testá-los, substituí-los corretamente, verificar se os capacitores estão em curto e se há outros problemas.

ESPECIALIDADE DE RADIOAMADORISMO



1. Receber e enviar corretamente, não menos de cinco palavras por minuto, durante cinco minutos, usando o código (25 palavras de 5 letras no mínimo, 25 letras corretas consecutivas).

2. Explicar pelo menos oito regras que regulamentam as atividades dos operadores de rádio.

3. Que instrumento é usado para medir a energia elétrica? A corrente elétrica? O potencial elétrico?

4. Quais as devidas abreviaturas para: Greenwich Mean Time, megaciclos, onda contínua, modulação de amplitude, modulação de freqüência, quilociclos, Eastern Standard Time?

5. Dar a forma algébrica da Lei de Ohm´s.

6. Explicar: amplificação, modulação, detecção e atenuação.

7. Qual a relação entre a freqüência fundamental e sua segunda, terceira, ou quarta harmônica?

8. Alguma transmissão pode ser feita sem a identificação de estação? A que intervalos a estação amadora deveria transmitir seu sinal de chamada (CQ)?

9. Qual a finalidade de: um reator de filtro? Um choque de audiofreqüência? Um choque de rádio freqüência?

10. Explicar a função de: modulador, amplificador, retificador e filtro.

11. Explicar oscilação parasítica (feedback).

12. Qual a energia de entrada (input) às válvulas que fornecem energia à antena de um determinado transmissor?

13. Explicar o termo: estado sólido.

14. Quando se requer um retificador e filtro no conjunto de placa do suprimento de força, quando se opera com corrente alternada? Quais são os regulamentos em sua área que regulam os operadores de rádio amador?

ESPECIALIDADE DE PINTURA DE PAREDES INTERIORES


 1. Explicar como preparar a madeira para receber verniz.

2. Explicar e demonstrar como preparar e dar o acabamento em madeira usando as seguintes técnicas:
a. clareamento
b. verniz
c. pintura

3. Mencionar dois métodos de fazer textura em paredes.


4. Em que situação se deve usar um revólver de tinta?

5. Descrever os métodos adequados de limpar e cuidar de pincéis de pintura e verniz.


6. Demonstrar como usar corretamente a massa corrida.

7. Explicar a diferença de tintas para pintura externa e interna.

8. Fazer uma lista de 10 combinações de cores para pintura de interiores, usando tabela de cores de alguma marca conhecida. Porque as cores fortes não são aconselháveis?

9. Explicar a composição das seguintes tintas, e em que situações devem ser usadas:
a. tinta com brilho
b. tinta fosca
c. tinta solúvel em água

10. Pintar as partes de madeira de pelo menos quatro cômodos.

11. Pintar pelo menos um cômodo inteiro.

ESPECIALIDADE DE PINTURA DE PAREDES EXTERIORES


 1. Descrever como é e como funciona um motor de dois ciclos e um motor de quatro ciclos.

2. Dar o nome das diversas partes de um motor de 2 ciclos, explicar a função de cada uma delas.

3. Relacionar os tipos de combustível usados em pequenos motores e explicar o uso de cada um.

4. Demonstrar cuidado e segurança para mexer com combustível, como fazer para estocá-lo.

5. Descrever dois tipos de sistemas de ignição.

6. Relacionar dois fluídos de limpeza que podem ser utilizados em pequenos motores (Porque a gasolina é imprópria para a limpeza?).

7. Relacionar e explicar como funcionam três sistemas básicos de lubrificação.

8. Relacionar na ordem em que devem ser dados, os passos a serem seguidos quando o motor apresenta problemas.

9. Demonstrar capacidade para retificar, limpar, verificar, desmontar e montar de novo, e regular qualquer pequeno motor.

10. Demonstrar capacidade para testar e limpar velas.

ESPECIALIDADE DE MECANICAS E PEQUENOS MOTORES


 1. Descrever como é e como funciona um motor de dois ciclos e um motor de quatro ciclos.

2. Dar o nome das diversas partes de um motor de 2 ciclos, explicar a função de cada uma delas.

3. Relacionar os tipos de combustível usados em pequenos motores e explicar o uso de cada um.

4. Demonstrar cuidado e segurança para mexer com combustível, como fazer para estocá-lo.

5. Descrever dois tipos de sistemas de ignição.

6. Relacionar dois fluídos de limpeza que podem ser utilizados em pequenos motores (Porque a gasolina é imprópria para a limpeza?).

7. Relacionar e explicar como funcionam três sistemas básicos de lubrificação.

8. Relacionar na ordem em que devem ser dados, os passos a serem seguidos quando o motor apresenta problemas.

9. Demonstrar capacidade para retificar, limpar, verificar, desmontar e montar de novo, e regular qualquer pequeno motor.

10. Demonstrar capacidade para testar e limpar velas.

ESPECIALIDA DE MECANICA AUTOMOTIVA


 1. Saber ligar um carro. Explicar porque é necessário verificar periodicamente o óleo, água, combustível, pneus, freios e bateria.

2. Trocar um pneu e demonstrar como consertar um furo do mesmo.

3. Explicar o princípio dos motores de quatro e dois ciclos, e a diferença entre os motores a gasolina, diesel e álcool. Explicar as principais diferenças entre o sistema de carburador e injeção eletrônica.

4. Descrever a construção de um típico motor a gasolina, e explicar resumidamente as funções das partes a seguir:
a. Motor: eixo de manivela, bielas, pistões, eixo, válvulas, bomba de óleo, carburador, injetor de combustível, distribuidor da ignição, distribuidor do combustível, sistema elétrico, incluindo alternador, bateria e regulador.
b. Diferença entre a transmissão comum e a automática, e o torque do motor é transmitido em ambos os casos.
c. Diferença entre carros de tração dianteira e tacão traseira.
d. Diferença entre o freio a disco e freio hidráulico.


5. Realizar os serviços de manutenção automotiva a seguir:
a. Verificar motor e nível de óleo de transmissão.
b. Verificar água. Trocar fluído do ar condicionado.
c. Trocar óleo do motor e filtro do óleo.
d. Trocar um pneu, seguindo as medidas de segurança adequadas.
e. Lubrificar o chassi de acordo com o manual do veículo.

6. Com que freqüência deve-se trocar o óleo do motor, óleo da transmissão e fluído do ar condicionado?

7. Apresentar duas sugestões de cuidados do veículo, tanto interna como externamente.

ESPECIALIDADE DE MARCENARIA


 1. Explicar como os processos a seguir estão relacionados ao trabalho com madeira, e como cada um deles é feito:
 

a. cultivo de árvores
b. extração
c. corte da madeira
d. tratamento
e. cura
f. aplanamento


2. Coletar e classificar cinco diferentes tipos de madeira usados no trabalho de marcenaria. Explicar as vantagens e desvantagens de cada uma.

3. Relacionar as ferramentas para madeira – de mão e elétrica. Saber usá-las com segurança, bem como lidar com as mesmas de modo geral, inclusive afiar, nos casos em que isso seja necessário.

4. Explicar os encaixes a seguir:
a. rabo de andorinha
b. espiga
c. meia esquadria
d. encaixe de toco
e. chanfro


5. Conhecer as características e saber trabalhar com o seguinte material:
a. compensado
b. aglomerado


6. Conhecer pelo menos duas técnicas de acabamento para madeiras compensadas.

7. Demonstrar a técnica apropriada de colar e fixar madeira.

8. Fazer um objeto de mobília para uma casa, como uma pequena casa, um banquinho, escrivaninha ou estante de livros. Relacionar o material necessário para o seu projeto.

9. Conhecer e praticar os passos adequados para fazer um acabamento num objeto de madeira com polimento simples ou com pintura.


10. Fazer dois dos seguintes:

a. Fazer uma porta ou tampo com dobradiças internas.
b. Fazer uma maquete de casa ou prédio com uma seção que mostre detalhes do interior.
c. Ajudar a fazer e/ou consertar brinquedos de madeira para crianças carentes.
d. Fazer um projeto usando um dos encaixes mencionados no item 4.

ESPECIALIDADE DE MAGISTERIO


 1. Que formação é necessária para lecionar no:
a. Primeiro Grau
b. Segundo Grau
c. Faculdade

2. O que é recertificação?

3. Entreviste pelo menos dois professores com as seguintes perguntas:
a. Por que decidiu tornar-se professor?
b. Que parte do magistério mais lhe agrada?
c. Que parte do magistério menos lhe agrada?
d. Que tipo de preparativos faz antes de começar o ano letivo?
e. Que tipo de preparativos faz antes de um dia de aula?
f. Que atividades relacionadas ao seu trabalho você faz após o horário de trabalho?
g. Quais as qualidades de um bom professor?
h. Quais as responsabilidades e deveres de um professor?


4. Pesquisar a Bíblia e o livro Educação em busca dos métodos de ensino que Jesus usava. Apresentar os resultados dessa pesquisa num relatório oral de 3 minutos.

5. Se você tem 16 anos ou menos, fazer o seguinte, no mínimo de 40 minutos por semana por 3 semanas:
a. Ajudar um professor a planejar e preparar um quadro com ilustrações da matéria em sala de aula.
b. Ajudar um professor a preparar material didático.
c. Com a supervisão de um professor, ensinar pelo menos um aspecto de um determinado tópico a uma criança, ou a uma classe inteira.

6. Se você tem mais de 16 anos, completar 3 das atividades a seguir:
a. Ensinar uma classe da Escola Sabatina – crianças ou adultos – durante no mínimo seis semanas.
b. Ensinar duas especialidades.
c. Ajudar no ensino de uma as classes dos desbravadores, que culmine em investidura.
d. Ensinar pelo menos um ano em escola de primeiro grau, segundo grau, ou faculdade.

ESPECIALIDADE DE JORNALISMO


 1. Escrever uma redação de 200 palavras, ou fazer um relatório oral sobre a história dos computadores.

2. Qual a definição dos seguintes termos:
a. hardware
b. software
c. disquete
d. disco rígido (HD)
e. mainframe (grande porte)
f. PC
g. Notebook / laptop
h. ROM
i. RAM
j. alfanumérico
k. CPU
l. placa mãe
m. cursor
n. porta
o. programa
p. DOS ou OS
q. CD-ROM

3. Quais são as técnicas adequadas de manuseio e guardar discos (CDs, disquetes, etc.)?

4. Descrever as funções e saber identificar os seguintes componentes de um computador pessoal (PC):
a. teclado
b. monitor
c. impressora
d. CPU
e. winchester ou HD

5. Saber a diferença entre as seguintes impressoras, e o uso das mesmas:
a. Qualidade Carta
b. Matricial
c. Laser
d. Plotter
e. Jato de tinta
f. Térmica

6. Demonstrar e descrever como proteger um sistema de computador da poeira, sujeira, eletricidade estática, quedas e oscilação de energia, ou outros fatores potencialmente perigosos que podem interromper ou danificar um computador.

7. Mencionar pelo menos quatro dispositivos de entrada para computadores.

8. O que significa fazer uma cópia de segurança (backup) de um disco ou arquivo? Por que é importante fazer isto?

9. O que é manutenção preventiva num computador? Por que é importante fazer isto?

10. Inicializar o computador, carregar (instalar) e utilizar corretamente um software para ser usado num computador. (Jogos não contam).

11. Explicar as várias maneiras como uma pessoa ou família podem utilizar um computador pessoal para outros propósitos além de jogos.

ESPECIALIDADE DE INFORMATICA


 1. Escrever uma redação de 200 palavras, ou fazer um relatório oral sobre a história dos computadores.

2. Qual a definição dos seguintes termos:
a. hardware
b. software
c. disquete
d. disco rígido (HD)
e. mainframe (grande porte)
f. PC
g. Notebook / laptop
h. ROM
i. RAM
j. alfanumérico
k. CPU
l. placa mãe
m. cursor
n. porta
o. programa
p. DOS ou OS
q. CD-ROM

3. Quais são as técnicas adequadas de manuseio e guardar discos (CDs, disquetes, etc.)?

4. Descrever as funções e saber identificar os seguintes componentes de um computador pessoal (PC):
a. teclado
b. monitor
c. impressora
d. CPU
e. winchester ou HD

5. Saber a diferença entre as seguintes impressoras, e o uso das mesmas:
a. Qualidade Carta
b. Matricial
c. Laser
d. Plotter
e. Jato de tinta
f. Térmica

6. Demonstrar e descrever como proteger um sistema de computador da poeira, sujeira, eletricidade estática, quedas e oscilação de energia, ou outros fatores potencialmente perigosos que podem interromper ou danificar um computador.

7. Mencionar pelo menos quatro dispositivos de entrada para computadores.

8. O que significa fazer uma cópia de segurança (backup) de um disco ou arquivo? Por que é importante fazer isto?

9. O que é manutenção preventiva num computador? Por que é importante fazer isto?

10. Inicializar o computador, carregar (instalar) e utilizar corretamente um software para ser usado num computador. (Jogos não contam).

11. Explicar as várias maneiras como uma pessoa ou família podem utilizar um computador pessoal para outros propósitos além de jogos.

ESPECIALIDADE DE HIDRAULICA

  
1. Fazer um diagrama mostrando o sistema de encanamento de uma casa de quadro cômodos, incluindo saídas de água para a cozinha, banheiro e área de serviço.

2. Apresentar dois pedaços de canos de ferro que você tenha emendado de forma correta e com materiais apropriados.

3. Apresentar um cano de plástico (PVC), ferro ou cobre, e explicar como consertar os três.

4. Demonstrar habilidade para consertar uma torneira de pia que apresente vazamento e trocar ou consertar a válvula de fluxo do vaso sanitário.

5. Descrever o sistema de drenagem adequado para a casa do item 1, e explicar como se usam os sifões e a ventilação.

6. Ter o conhecimento do sistema de água quente e fria de uma casa.

7. Fazer um diagrama de aquecimento de água, utilizando a energia solar.

ESPECIALIDADE DE EVANGELISMO


1. Estar, no mínimo, na oitava série.

2. Fazer as seguintes visitas com o pastor de sua igreja: acompanhar um estudo bíblico, um doente no hospital e um membro da igreja.

3. Planejar com o pastor para assistir a uma reunião da comissão da igreja. Fazer um relatório escrito sobre o que observou na reunião.

4. Relacionar cada estágio da organização da igreja, do membro até a Conferência Geral, e saber como cada um se relaciona com o outro.

5. Descobrir que tipos de despesas sua igreja tem, e qual a porcentagem do orçamento é usada para cobrir estes gastos.

6. Escrever um relatório de uma entrevista com o pastor de sua igreja, na qual lhe fará as seguintes perguntas:
a. Qual é a sua rotina diária?
b. Qual é a sua rotina semanal?
c. Que formação é necessária para ser um pastor?
d. Que cursos, além de teologia, complementariam a formação de um pastor?
e. De que fonte provém o salário do pastor?
f. Qual a parte mais gratificante de seu ministério?
g. Qual a parte mais difícil de seu ministério?
h. Como soube que Deus o chamaria para o Ministério?
i. Como eu poderia saber se Deus está me chamando para o ministério?
j. Como você ganha almas?
k. Como o evangelismo entra na área de ganhar almas?
l. Que conselhos daria a alguém que está pensando em tornar-se um ministro?

7. Fazer duas das seguintes atividades:
a. Participar numa série evangelística liderada pelos jovens.
b. Utilizando uma das coleções de estudos bíblicos existentes, dar estudos a alguém que está se preparando para o batismo.
c. Fazer quatro visitas a hospitais, fazendo um pequeno momento devocional e uma oração em cada um deles.
d. Pregar um sermão de pelo menos 20 minutos de duração.
e. Fazer os momentos devocionais em dois cultos noturnos e dois cultos matutinos num acampamento.
f. Em cinco dias diferentes, realizar momentos devocionais na escola.
g. Assistir a 75% das reuniões de uma série de conferência. Obter as seguintes informações cada noite da semana:
- Comparar o número de presentes em cada um dos assuntos apresentados.
- Comparar o número de presentes daquela noite, com as outras noites da semana.
Para sua escolha dos itens acima será necessário longo período de preparação. Em alguns casos será necessário memorizar o que se vai falar, não é permitido ler durante todo um momento devocional.

8. Através do Estudo da Bíblia e do Espírito de Profecia, aprender como Jesus tratava as multidões que O procuravam.

9. Demonstrar que você tem uma vida devocional pessoal, durante pelo menos seis meses.

ESPECIALIDADE DE ENCADERNAÇÃO


1. Identificar os seguintes termos:                        
 

a. miolo
b. guardas
c. brochura
d. folha de rosto
e. dorso
f. assinatura
g. capa dura


2. Descrever a diferença entre os seguintes métodos de encadernação:
a. lombada grampo a cavalo
b. capa dura
c. lombada quadrada
d. lombada costurada
e. lombada com cola quente
f. espiral

3. Realizar o seguinte:
a. Encadernar um “manuscrito” de um caderno só.
b. Encadernar um livro em branco, usando pelo menos quatro cadernos.
c. Demonstrar a maneira correta de agrupar novas encadernações.
d. Fazer capa para o seu livro de pelo menos quatro cadernos.


4. Identificar e descrever as utilidades das seguintes ferramentas de encadernação:
a. máquina de costura de caderno
b. máquina de lombada quadrada
c. furadores


5. Definir a diferença de peso de papel em relação a uma resma de papel. 

6. Descrever a cor e as propriedades de dois tipos de adesivos usados no processo de encadernação, e onde são usados.
a. cola quente
b. cola de resina


7. Conhecer e relacionar os cinco principais estágios da encadernação à mão.
a. preparação dos cadernos
b. costura de cadernos
c. cola
d. fixação de capas
e. corte final

ESPECIALIDADE DE ELETRICIDADE


1. Ser capaz de explicar e ilustrar um experimento através do qual as leis de atração e repulsão elétricas são demonstradas.

2. Explicar a diferença entre correntes contínua e alternada, e demonstrar as utilidades de cada uma. Apresentar um método para determinar que tipo de fluxo tem certo circuito.

3. Fazer um eletroímã simples, ou ligar uma campainha ou lâmpada a uma bateria, usando um interruptor em linha.

4. Montar e colocar para funcionar um motor elétrico simples, a partir de um kit, ou desmontar um motor elétrico e identificar as partes e explicar como funcionam.

5. Ser capaz de construir uma bateria elétrica.

6. Demonstrar habilidade para substituir fusíveis ou rearmar disjuntores, e mostrar a forma correta de emendar fios elétricos.

7. Mostrar como resgatar uma pessoa em contato com a corrente elétrica, e ter conhecimento dos métodos de reavivar uma pessoa após um
choque.

8. Fazer um diagrama do sistema de iluminação de um automóvel.

9. Fazer um diagrama que mostre que lâmpadas, interruptores e tomadas são controlados por cada fusível ou disjuntor em uma casa.

10. Ler um medidor (relógio) de eletricidade corretamente, e computar a conta de luz de uma residência com as taxas cobradas em sua região.

ESPECIALIDADE DE DITALOGRAFIA


 1. Demonstrar como limpar, datilografar corretamente e trocar a fita de uma máquina de datilografia.

2. Saber a diferença entre fita de tecido e fita de carbono.

3. Identificar as seguintes partes da máquina de datilografia e conhecer suas funções:
a. armação
b. teclado
c. tecla de espaço
d. tecla de retrocesso
e. tecla de mudança
f. rolo de impressão
g. mesa para papel
h. fixadores de papel
i. espaçadores de linha
j. fita
k. regulador de margens
l. alavanca de carro livre
m. alavanca para desprender o papel
n. botão de rolo livre


4. Saber como fazer a tabulação. Datilografar uma página usando tabulação, com pelo menos 4 colunas.

5. Demonstrar como fazer letras em itálico e negrito.

6. Demonstrar como centralizar o texto horizontal e verticalmente.

7. Datilografar um texto desconhecido à velocidade de 200 toques por minuto (mínimo), durante 5 minutos, com não mais que 5 erros.

quarta-feira, 30 de março de 2011

ESPECIALIDADE DE CONTABILIDADE 2


1. Montar um orçamento familiar e manter um relatório preciso de entradas e saídas durante seis meses (desbravadores mais jovens podem fazer isto em conjunto com os pais), os garotos e garotas que vivem em fazendas, podem fazer relatórios ligados à agricultura, laticínios ou gado.

2. Manter um orçamento pessoal e relatório entrada e saída de dinheiro durante pelo menos seis meses.

3. Demonstrar habilidade em escrever e endossar cheques, preencher recibos, fazer notas e extratos mensais, relatórios de despesas, relatórios de quilometragem, e calcular juros.
(Pode-se encontrar manuais de métodos gerais de contabilidade a preços baixos.)

ESPECIALIDADE DE CONTABILIDADE 1


1. Montar um orçamento familiar e manter um relatório preciso de entradas e saídas durante seis meses (desbravadores mais jovens podem fazer isto em conjunto com os pais), os garotos e garotas que vivem em fazendas, podem fazer relatórios ligados à agricultura, laticínios ou gado.

2. Manter um orçamento pessoal e relatório entrada e saída de dinheiro durante pelo menos seis meses.

3. Demonstrar habilidade em escrever e endossar cheques, preencher recibos, fazer notas e extratos mensais, relatórios de despesas, relatórios de quilometragem, e calcular juros.
(Pode-se encontrar manuais de métodos gerais de contabilidade a preços baixos.)

ESPECIALIDADE DE CONCERTO DE SAPATOS


 1. Mencionar pelo menos cinco partes essenciais de um sapato, e explicar as suas utilidades.

2. Citar três diferentes tipos de solado de sapato. Qual o mais fácil para consertar?

3. Encerar uma linha e, com duas agulhas ou pontas enceradas, conserte um par de sapatos que esteja esgarçado. Use o método de ponto duplo para costurar o couro.

4. Fazer um molde de papel para meia-sola e usá-lo para cortar meias-solas de couro ou composição de borracha para um par de sapatos.

5. Fazer meia-sola de um par de sapatos fixando-a com pregos de sapateiro, certificando que são do comprimento adequado.

6. Encaixar e prender um par de saltos de borracha.

7. Que tipo de couro deveria ser usado para consertar solas de sapatos? Como, geralmente, é curtido este tipo de couro?

8. Especificar pelo menos três fatores que deveriam ser levados em consideração na seleção de sapatos.

9. Escrever ou apresentar aos examinadores, os métodos apropriados de limpar e cuidar dos sapatos.

ESPECIALIDADE DE COMUNICAÇÕES

1. Escolha uma das atividades a seguir:

a. Enviar e receber pelo Código Morse Internacional, ao ritmo de 3 palavras por minuto, usando uma chave, lanterna, apito, espelho ou buzina. (Palavras de cinco letras, mínimo de 20 palavras).



b. Enviar e receber pelo Código de Sinalização com bandeiras, ao ritmo de 7 palavras por minuto, usando as bandeiras apropriadas (Palavras de cinco letras, mínimo de 20 palavras).

c. Enviar e receber pelo Código Morse Internacional, ao ritmo de 3 palavras por minuto, usando bandeirolas (Palavras de cinco letras, mínimo de 20 palavras).

ESPECIALIDADE DE COLOCAÇÃO DE PAPEL DE PAREDE

   
1. Demonstrar o preparo adequado de uma parede para colocação de papel de parede.

2. Explicar como prender o papel de parede. Descrever pelo menos dois métodos. Usar um método para colocar o papel de parede em pelo menos duas paredes de uma casa – quarto, sala, etc. Demonstrar como encaixar bem o desenho do papel de parede.

3. Explicar como escolher adequadamente desenhos e combinações de papel de parede para os seguintes cômodos:
 

a. sala de estar
b. sala de jantar
c. quarto
d. banheiro
e. cozinha
f. sala de jogos
g. depósito
h. igreja